Como seria um conto de fadas hoje em dia? De que forma seria contado e interpretado, tanto por que o narra, quanto por quem o assiste? Digamos assim: uma princesa tem uma namorada e quer de toda forma fugir da sociedade que a oprime, mas a bruxa não está totalmente de acordo com seus planos.
Vicky tem oito anos e mora seus pais, Joanne e Jimmie: ela professora de natação, enquanto ele bombeiro. Quando a irmã de Jimmie chega, após ser libertada da prisão, uma volta ao passado nada convencional faz o mundo girar novamente.
“Os Cinco Diabos” é o nome do ginásio onde Joanne treina e dá aulas de hidroginástica, sendo ajudada por Nadine: uma mulher desfigurada que visivelmente é atormentada por sua aparência. Mas ao longo da história entendemos que ela é uma das poucas pessoas naquela pequena cidade francesa que realmente consegue expor seu semblante, ainda que dolorido, porém real.
Jimmy é um imigrante senegalês que vive na Europa desde os seis anos de idade, e trabalha como bombeiro. Visivelmente deslocado, trabalha como bombeiro na cidade, em uma clara metáfora, onde se propõe e apaziguar os ânimos e apagar os incêndios que possam surgir de pequenas fagulhas. Sua irmã Júlia estava presa e chega de surpresa para passar alguns dias com a estereotipada família. Daí então tudo fica diferente, e começamos a entender do que realmente se trata o filme e temos definidos o quinteto de demônios que deverão ser exorcizados.
Além da espetacular Adèle Exarchopoulos, quem acaba por roubar as atenções é a estreante mirim Sally Dramé. A personagem é uma menina negra de aproximadamente oito anos que possui um dom olfativo fantástico e acaba o usando para mudar os cursos de sua história. Não fica exatamente claro se as cenas são reais ou se fazem parte da imaginação daquela criança, que sofre forte bullying na escola e carrega uma carga de solidão em casa. Mas fato é que ela acaba sendo o fio condutor e testemunhal para todo arco dramático.
Nas entrelinhas é que o filme consegue ser composto e contado em forma de fábula, trazendo responsabilidades aos heróis desgovernados e desmascarando pequenas vilanias que acabam por potencializar todas as pequenas fagulhas em grandes catástrofes.